Nome original: Joker
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson
Nêmesis de “Batman”, o Coringa apareceu pela primeira vez em 1940, no primeiro número da revista americana do Homem-Morcego. Em sua estréia, era apresentado como um misterioso e macabro palhaço, que cometia crimes matando com um gás do riso, que paralizava os nervos e fazia a vítima morrer com os músculos da face contraídos, simulando um horripilante sorriso. A idéia surgiu de uma foto do ator Conrad Veidt — do filme “O homem que ri” (1928).
Nesses primeiros tempos, o Coringa ficou conhecido no Brasil como “Galhofeiro” (na Ebal) ou “Risonho”, talvez porque já existia um herói de quadrinhos chamado Coringa (“The Jester”, da Quality Comics). Mais tarde, quando a Ebal ganhou exclusividade sobre os personagens da DC Comics no Brasil, batizou-o definitivamente de “Coringa”.
Em 1951, o roteirista Bill Finger (o co-criador de “Batman”) bolou uma origem para o Coringa: ele era um ladrão comum que, ao cair numa mistura química, teve sua pele esbranquiçada, seus lábios avermelhados e seus cabelos esverdeados, como o coringa de uma carta de baralho. Com a vigência do “Comics Code” (o selo regulador dos gibis americanos), em 1954, as ações do Coringa (e de outros vilões do Homem-Morcego) começaram a ser amenizadas. O aspecto macabro do velhaco desapareceu e ele passou a aparecer como um ladrão engraçado.
Porém, em 1973, quando o Code começou a decair, a editora DC começou a trazer o palhaço do crime de volta as origens, com o criminoso usando de novo o mortal gás do riso. Essa fase dos anos 70 foi capitaneada por Denny O'Neil (roteiros) e Neal Adams (desenhos). O público leitor aceitou bem a mudança, a ponto do Coringa ganhar seu próprio título em 1975.
Outros artistas que trabalharam no personagem: Dick Sprang, Irv Novick, Dick Giordano, Garcia-Lopez, Ernie Chan, Vince Colletta, Tex Blaisdell, Frank McLaughlin, Elliot Maggin, Steve Englehart, Marshall Rogers, Frank Miller e Alex Ross.
No cinema, o Coringa foi interpretado por Cesar Romero (1966-68), Jack Nicholson (1989), Heath Ledger (2008) e Jared Leto (2016). Houve também um curta-metragem (2003), onde foi vivido pelo ator Andrew Koenig (filho de Walter Koenig, o alferes Chekov de "Jornada nas estrelas").
Post A Comment:
0 comments: